Estatuto da Igualdade Racial em Cabo Frio

Cabo Frio > Comunidade > Comunidade - Vários > Estatuto da Igualdade

Cidade escolhida:
Cabo Frio, Rio de Janeiro
Navegaçao:

Estatuto da Igualdade Racial... Ver outras comunidade

7 Aug 2005

Estatuto da Igualdade Racial
Paiva Netto
Na última quarta-feira, 16/6, em sessão extraordinária, o Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador gaúcho Paulo Paim.
Numa reportagem de Mariana Jungmann, a Agência Brasil informou que “o texto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e passou sem alterações no plenário da Casa. O projeto segue agora para sanção presidencial”.
Um dos pilares do Estatuto firma-se no campo da Educação, pois incorpora no currículo de formação de professores temas que incluam valores de respeito à nossa pluralidade etnorracial e cultural.
Muito precisa ser feito para melhorar as condições não somente dos negros e indígenas, mas, da mesma forma, de certos grupos explorados de imigrantes, além dos mestiços e brancos pobres de nosso país. Entretanto, vejo na aprovação do Estatuto de Igualdade Racial passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que jamais a cor da pele interfira no estabelecimento de benefícios para o povo.

MÁXIMAS NO TWITTER
O relator do citado Estatuto, senador e procurador de Justiça Demóstenes Torres, mandou-me seu recente trabalho literário, Máximas no Twitter. Entre as mais de 4.600 frases do seu microblog, de julho de 2009 até abril deste ano, constam suas audiências públicas virtuais que deram origem à proposta de internação compulsória, que almeja oferecer tratamento médico para viciados em drogas (em especial, o crack) e busca intensificar o combate ao tráfico no país. No livro, o parlamentar, incentivador das iniciativas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade, anotou a gentil dedicatória: “Para Paiva Netto, a eterna gratidão do Demóstenes”.
Grato, senador. O uso da tecnologia para esclarecimento da sociedade é digno de aplausos.
NOITE DE AUTÓGRAFOS
No dia 8, quem lançou mais uma obra foi o autor de novelas e criador de minisséries de TV Gilberto Braga. Amigos e gente famosa participaram da noite de autógrafos na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro/RJ.
Anos rebeldes — Os bastidores da criação de uma minissérie traz o roteiro dos acontecimentos durante as gravações da produção, exibida em 1992, que retrata o período do regime militar e a sua influência na vida de um grupo de jovens idealistas.
Meus agradecimentos ao autor que, fraternalmente, me dedicou um exemplar: “Com todo o carinho, Gilberto Braga”.
Caro Gilberto, você conta no livro que o tradicional Pedro II, do Rio de Janeiro, lhe deu boa formação literária e escrita. Como sou também um ex-aluno, sei que o colégio-padrão sempre primou pelo ensino de qualidade. É o que desejo a todos os brasileiros. Na LBV, trabalhamos muito por isso. Nossas escolas funcionam sob este lema: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração.

JOSÉ SARAMAGO
Retornou à Pátria Espiritual, na sexta-feira, 18/6, o escritor português e Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago. O autor faleceu aos 87 anos em casa, nas Ilhas Canárias, Espanha. Há alguns anos fiz-lhe uma homenagem com a representação artística dele no painel A Evolução da Humanidade. Ali, ao lado da estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico, estão personalidades, crentes e ateias, que marcaram a História pela relevância de suas atuações. A exposição integra um dos ambientes do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF.
Solidarizo-me com os parentes e amigos de José Saramago e envio as mais sinceras vibrações de Paz ao seu Espírito eterno.
José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Para incorporar o anúncio em um blog ou site, copie e cole o código embutido acima
Classificados Gratis en Brasil - Termos de Uso - Contato - Publicar Classificado Gratis - | Entrar |